quarta-feira, 9 de julho de 2014

1º PRESIDENTE - VALDOMIRO PEDRO VIANA - 1963

VALDOMIRO PEDRO VIANA, Natural de Apodi, nascido em 17 de maio de 1925 e falecido em 2 de junho de 2001, filho de  Manoel Pedro     Joaquim Viana e de Francisca Antonia de Oliveira. Casado com MARIA FERNANDES DE SOUZA, natural de Apodi, nascida em 25 de dezembro de 1932, filha de Manuel Francisco de Souza Filho e de Sebastiana Gurgel Fernandes, com os seguintes filhos: GILVAN VIANA DE SOUZA, nascido em 2 de agosto de 1956; SEBASTIANA VIANA DE SOUZA BEZERRA, nascida em 4 de maio de 1953 e falecida em 20 de novembro de 2006, casada com NIGÉRIO ALVES BARBOSA, natural de Nova Cruz-RN, com um filho – FRANCISCO IVANILSON VIANA BARBOSA, nascido a 7 de janeiro de 1975, casado com Aldivanisa da Costa Gomes Viana, natural de Apodi, nascida a 22 de março de 1975, filha de Antonio Gomes e Aldeísa da Costa Gomes, com três filhos: SAMUEL GOMES VIANA (02/09/1991), ANA PAULA GOMES VIANA (22/03/1993) e ANA CRISTINE GOMES VIANA (22/12/1994);  RITA VIANA; MARIA VILMACY VIANA DOS SANTOS, nascida em 11 de maio de 1962, PEDRO VALDOMIRO FILHO, nascido em 26 de setembro de 1964; MARIA DILMA VIANA E CASTRO, nascida em 29 de março de 1969, era casada com o saudoso JOÃO  ALVES DE CASTRO,  natural de Alexandria-RN, filho de  Francisco Curioso de Castro e Valda Alves de Oliveira ANTONIO VIANA DE SOUZA, nascido em  13 de julho de 1963; e VANUSA VIANA DE SOUZA, nascida em 15 de dezembro de 1968.
Por duas vezes prefeito de Apodi
Valdomiro antes de ingressar na política, pela mão do inseparável amigo, Isauro Camilo de Oliveira, foi pedreiro, oleiro, marceneiro, barbeiro, improvisador de versos, acima de tudo agricultor e comerciante. Mas destacou-se mesmo, até ingressar no mundo conturbado das tramas eleitorais, como feitor de potes, panelas e outros objetos de barro, profissão herdada de seu pai. E, quando Isauro Camilo, certo dia, precisou de um candidato para sucedê-lo no comando da prefeitura, foi encontrá-lo amassando barro no Sitio Santa Rosa. Contudo, Valdomiro Pedro Viana, ainda teve acentuada atuação como líder comunitário, tendo sido fundador do Centro Social do Sítio Água Fria e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi,
          Para causa de sua atuação como líder, demais profissões, veio a ser eleito, antes do posto de prefeito, vereador, tendo chegado a exercer a vice-presidência do Legislativo apodiense, e nesse posto chegou ao Poder Executivo, tomando posse no dia 18 de fevereiro de 1963 e administrou até 31 de março de 1963, em virtude do afastamento do prefeito João Pinto.
Casou em 1952, depois de construir ele próprio sua casa de morada, com MARIA FERNANDES DE SOUZA, dona Mocinha, de cujo casamento originou-se 10 filhos,  os quais lhe deram 18 netos e três bisnetos,
          Pai exemplar, bom esposo e, sobretudo, bom filho, Valdemiro Pedro Viana ficou conhecido em todos os recantos do Apodi como homem íntegro, austero administrador e amigo em todas as horas, principalmente nas mais difíceis. Um pobre não batia a sua porta para precisar de um sem que fosse atendido, a qualquer dia e qualquer hora. Deixou sua marca por seus dez anos passados como prefeito do Apodi: energia elétrica de Paulo Afonso, instalação do abastecimento d’água; sistema telefônico da TELERN,, atual TELEMAR, dentre outras obras de inestimável valor para o desenvolvimento do município de Apodi. Foi o idealizador da construção do Hospital Regional “Helio Morais Marinho”, quando começou a edificá-lo com recursos próprios da prefeitura no ano de 1978. Sou testemunha dessa idéia, no ano de 1979 trabalhei na EIL, na construção da Br 404, trecho Mossoró/Apodi e presencie o alicerce dessa obra.
          Correligionário fiel, sempre apoiou Jerônimo Vingt Rosado Maia e Dalton Cunha para deputado federal e deputado estadual respectivamente em campanhas memoráveis num passado recente. Mesmo depois de deixar a prefeitura pela segunda vez, Valdemiro continuou na militância política, emprestando seu prestígio em prol de algum candidato que merecesse como foi o caso de 1986, ele apoiou Flávio Rocha, para a Câmara Federal. Homem de luta. Bravo trabalhador, incansável desenvolvimentista rural, pois até poucos dias antes de cair enfermo, ainda labutava na agricultura, cultivando a terra, criando algumas cabeças de gado, administrando uma Cerâmica no fabrício de telhas e tijolos, a Santa Rosa, situada no sítio do mesmo nome, em Apodi.
          Conversador, bom orador, apesar da pouca escolaridade, pois sempre estudou com dificuldades quando criança, pois tinha que ajudar o pai no roçado e, mais tarde, empreendedor de seu próprio negócio, constituiu família muito cedo, o trabalho teve que ser redobrado, mas sem jamais esquecer os estudos, os ensinamentos de mestres e do mestre maior, seu pai que lhe mostrava os exemplos na vida cotidiana.
          Valdemiro Pedro Viana, o povo do Apodi lembra sua grande obra que foi de um lutador em prol de sua terra natal.
          Quando atuava como político e líder maior do Apodi, manteve encontros importantes em busca de melhores condições para o Apodi. Dentre muitos se pode citar: ministro Mário Andreazza, governador Cortez pereira, Tarcísio Maia, LAVOISIER MAIA SOBRINHO e o presidente João Baptista Figueiredo. Buscou recursos na SUDENE, órgãos federais em Brasília e outros, ganhando com isso o nome de “prefeito pidão”, ma sem jamais desisti por algum percalço ou mesmo algum não.
     No pleito eleitoral municipal realizado em 15 de novembro de 1988, Valdomiro Pedro Viana  foi o candidato derrotado a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo Dr. José Pinheiro, perdendo para a professora Zuleide Marinho. Em 1992 Valdemiro foi candidato a prefeito pela legenda do PTB, obtendo apenas 50 votos.
          Faleceu às 20h45min do dia 1º de julho de 2001, aos 76 anos de idade, não resistindo à doença que já lhe definhava há cinco anos. Assim, no seu sepultamento, após ser velado em sua residência, na Rua Padre Menezes, Apodi, recebeu homenagem no salão nobre da Câmara Municipal em sessão solene. Presentes ao ato estiveram os prefeitos José Pinheiro Bezerra, de Apodi; e Hulgo Costa, de Felipe Guerra;  deputados federais Carlos Alberto de Souza Rosado – “BETINHO ROSADO” e Laire Rosado Filho, deputada estadual Sandra Rosado e mais a prefeita de Mossoró, a Médica Rosalba Ciarline Rosado, atual senadora da República e seu esposo, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, os quais compareceram prestando solidariedade à família, além de vereadores de outros municípios.

Valdomiro foi um exemplo de vida, que certamente deve ser seguido, justamente quando se busca pelo lado humano, o trabalhador, o político honesto. Amigo incondicional dos amigos deixou uma lacuna no cenário político-social do município de Apodi difícil de ser preenchida, principalmente, por nossos atuais políticos que são iguaiszinhos a “maxixe”, quanto mais velho, ruim fica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário